Documentos Necessários

  • Cópia da carteira de identidade e CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de trabalho
  • Certidão de antecedentes criminais
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do requerente
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Certidão de casamento do adquirente ou herdeiro
  • Certidão de óbito
  • Cópia do Contrato de Compra e venda – Escritura do imóvel ou Cessão de Direitos.
  • Qualificação do herdeiro de quem vendeu
  • Comprovante de quitação total (recibos)
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do requerente
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia dos documentos que comprovam a existência da dívida
  • Nome e endereço do devedor
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do requerente
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia dos documentos que demonstrem a dívida
  • Informar o motivo da recusa do credor em receber ou dificuldade de fazer o pagamento e qual quantia deseja depositar
  • Nome e endereço do credor
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do requerente
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia do contrato de compra e venda do imóvel ou escritura pública
  • Laudo técnico (se houver)
  • Nome e endereço do requerido
  • Nome e endereço de 03 (três) testemunhas
  • Fotografias do que pretende demolir
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do requerente
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia do contrato de locação
  • Nome e endereço do inquilino (locatário)
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do requerente
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia de ocorrência policial (se houver)
  • Cópia de laudo pericial ou atestado médico
  • Outros documentos que possam comprovar o fato ocorrido
  • Nome e endereço de 03 (três) testemunhas
  • Nome e endereço do requerido
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do requerente
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Óbito, identidade e CPF do falecido
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou casamento do requerente e do falecido
  • Nome, estado civil, endereço completo, CPF e Certidão de Casamento de todos os herdeiros
  • Cessão de Direitos Hereditários dos herdeiros maiores (se houver acordo)
  • Cópia da Certidão de Registro de Imóveis, escritura ou contrato de compra e venda
  • Certidão negativa de tributos (municipal e federal)
  • Certidão negativa da pessoa falecida, na Receita Federal
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do requerente
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da ocorrência policial (se houver)
  • Cópia do contrato de compra e venda do imóvel ou da locação ou documento comprabatório da posse (contas de luz, água, etc, se houver)
  • Nome e endereço do(s) requerido(s)
  • Nome e endereço de 03 (três) testemunhas
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do requerente
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da ocorrência policial (se houver)
  • Cópia do contrato de compra e venda do imóvel ou da locação ou documento comprabatório da posse (contas de luz, água, etc, se houver)
  • Nome e endereço do(s) invasor(es)
  • Nome e endereço de 03 (três) testemunhas

Documentos Básicos

  • Cópia da CARTEIRA DE IDENTIDADE e CPF
  • Cópia do CARTÃO DO SUS (MUITO IMPORTANTE)
  • Cópia do COMPROVANTE DE RENDA (FAMILIAR)
  • Cópia do COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • Declaração de pobreza (fornecida pela Defensoria Pública)

Quando para terceiros

  • DEVE HAVER UMA PROCURAÇÃO REGISTRADA EM CARTÓRIO OU TERMO DE CURATELA (NESSES CASOS NECESSÁRIO QUE O REPRESENTANTE LEGAL OU CURADOR TAMBÉM TRAGA CÓPIA DE SUA CARTEIRA DE IDENTIDADE E CPF).

Documentos Específicos

  • LAUDO MÉDICO ORIGINAL CONSTANDO: A DOENÇA E/OU DIAGNÓSTICO (DE FORMA EXTENSA E COM CID), CONSTANDO O CARÁTER DE URGÊNCIA (POR ESCRITO OBRIGATORIAMENTE),CONSEQUÊNCIAS PARA O ORGANISMO DO PACIENTE (NO CASO DE NÃO CONSEGUIR A INTERNAÇÃO/MANUTENÇÃO DE INTERNAÇÃO/TRANSFERÊNCIA HOSPITALAR), E/OU O RISCO DE MORTE (SOMENTE QUANDO FOR O CASO).APRESENTAR A JUSTIFICATIVA DA NECESSIDADE DA INTERNAÇÃO/MANUTENÇÃO DA INTERNAÇÃO/TRANSFERÊNCIA HOSPITALAR ESPECIFICANDO O PERÍODO ESTIMADO DA INTERNAÇÃO/MANUTENÇÃO DE INTERNAÇÃO OU O MOTIVO PELO QUAL É NECESSÁRIA A TRANSFERÊNCIA HOSPITALAR.(VALIDADE MÁXIMA DO LAUDO – 30 DIAS).
  • DOCUMENTO DE REFERÊNCIA E CONTRA-REFERÊNCIA (DEMONSTRANDO QUE O PACIENTE ESTÁ INSCRITO NA CENTRAL DE LEITOS DO SUS PARA OBTER UMA VAGA PARA INTERNAÇÃO OU QUE TERÁ ALTA E POR ISSO PRECISA SER PRORROGADA A INTERNAÇÃO OU QUE NO HOSPITAL EM QUE SE ENCONTRA NÃO HÁ TRATAMENTO ADEQUADO AS NECESSIDADES DO PACIENTE E POR ISSO PRECISA SER TRANSFERIDO) *SE NÃO HOUVER, PODEM SER USADOS DOCUMENTOS DE BOLETINS DE OCORRÊNCIA, DE ATENDIMENTO EM HOSPITAIS, OU CONSTAR A INEXISTÊNCIA DE VAGA PELO SUS OU NO LAUDO MÉDICO.

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Documentos Básicos

  • Xerox da carteira de Identidade, CPF e cartão do SUS (Muito Importante)
  • Comprovante de renda (Familiar)
  • Comprovante de residência.

Quando para terceiros

  • Deve haver uma procuração registrada em cartório ou termo de curatela (Nesse caso necessário que o representante legal ou curador também traga cópia de seus documentos – Acima Mencionados – Inclusive de sua renda).

Documentos Específicos

  • Laudo médico original constando: A doença e/ou diagnóstico (De forma extensa e com Cid), constando o caráter de urgência (Por escrito obrigatoriamente), consequências para o organismo do paciente (No caso de não conseguir a prorrogação da internação ou a transferência hospitalar) e/ou o risco de morte (Somente quando for o caso).
  • Justificativa da manutenção e o tempo estimado no prolongamento da internação.
  • No caso de transferência hospitalar o médico deve justificar o porquê da necessidade, demonstrando que o hospital em que o paciente se encontra não possui a aparelhagem e/ou tratamento de que o paciente necessita, justificando que deve ser transferido para outro estabelecimento hospitalar que comporte as necessidades do paciente. (Validade máxima do laudo – 30 Dias)
  • Documento de referência e contra referência (Demonstrando que o paciente está inscrito na central de leitos para obter uma vaga para internação) *se não houver, podem ser usados documentos de boletins de ocorrência, de atendimento em Hospitais, etc.

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Documentos Básicos

  • Cópia da CARTEIRA DE IDENTIDADE e CPF
  • Cópia do CARTÃO DO SUS (MUITO IMPORTANTE)
  • Cópia do COMPROVANTE DE RENDA (FAMILIAR)
  • Cópia do COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • Declaração de pobreza (fornecida pela Defensoria Pública)

Quando para terceiros

  • DEVE HAVER UMA PROCURAÇÃO REGISTRADA EM CARTÓRIO OU TERMO DE CURATELA (NESSES CASOS NECESSÁRIO QUE O REPRESENTANTE LEGAL OU CURADOR TAMBÉM TRAGA CÓPIA DE SUA CARTEIRA DE IDENTIDADE E CPF).

Documentos Específicos

  • NEGATIVA DA FARMÁCIA DO ESTADO - QUANDO O MEDICAMENTO/INSUMO ESTÁ FORA DA LISTA OU NÃO É FORNECIDO PARA O CID QUE ACOMETE O PACIENTE: DOCUMENTO ASSINALANDO A SITUAÇÃO DO MEDICAMENTO (BORGES DE MEDEIROS Nº 536 , GUICHÊ 107) * QUANDO FOR MEDICAMENTO DA REDE BÁSICA – MUNICÍPIO – COMPARECER AO POSTO DE SAÚDE PARA PEDIR O MEDICAMENTO OU ENTÃO SOLICITAR A NEGATIVA DO POSTO DE SAÚDE.
  • LAUDO MÉDICO ORIGINALCONSTANDO: A doença e/ou diagnóstico (DE FORMA EXTENSA E COM CID),constando o caráter de URGÊNCIA (por escrito obrigatoriamente), CONSEQUÊNCIAS (no caso de não conseguir o medicamento/insumo), e/ou o risco de morte (somente quando for o caso). No caso de medicação – o nome da substância química, bem como o nome comercial. Como a medicação/insumo prescrita está fora da lista do SUS ou não é fornecida para o CID que acomete o paciente, o médico deve: JUSTIFICAR por qual motivo não prescreve medicamentos ou insumos que estão nas listas do SUS; EXPLICAR os efeitos benéficos e a superioridade terapêutica para a saúde do paciente no uso do fármaco ou insumo prescrito; ESPECIFICAR os medicamentos/insumos integrantes da lista do SUS que já foram utilizados pelo paciente e não foram eficazes no controle da patologia apresentando seus efeitos colaterais no organismo do paciente; COMPARAR os fármacos/insumos das listas do SUS com aqueles que não a integram apresentando evidências científicas e literárias da eficácia do fármaco/insumo prescrito (que está fora das listas do SUS) para controle da moléstia(VALIDADE MÁXIMA DO LAUDO – 30 DIAS).
  • RECEITA Contendo o nome da medicação (SUBSTÂNCIA QUÍMICA E COMERCIAL), a DOSAGEM e a POSOLOGIA (quantidade que deve ser usada - comprimidos, injeções, etc – por dia e por mês). Deve constar que o medicamento é por tempo indeterminado/uso contínuo (a não ser tratamento por tempo determinado) (VALIDADE MÁXIMA DA RECEITA – 30 DIAS).
  • 3 ORÇAMENTOS FORMAIS DE FARMÁCIAS DIFERENTES (conforme a receita).

Documentos Básicos

  • Cópia da CARTEIRA DE IDENTIDADE e CPF
  • Cópia do CARTÃO DO SUS (MUITO IMPORTANTE)
  • Cópia do COMPROVANTE DE RENDA (FAMILIAR)
  • Cópia do COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • Declaração de pobreza (fornecida pela Defensoria Pública)

Quando para terceiros

  • DEVE HAVER UMA PROCURAÇÃO REGISTRADA EM CARTÓRIO OU TERMO DE CURATELA (NESSES CASOS NECESSÁRIO QUE O REPRESENTANTE LEGAL OU CURADOR TAMBÉM TRAGA CÓPIA DE SUA CARTEIRA DE IDENTIDADE E CPF).

Documentos Específicos

  • PROTOCOLO DO PEDIDO ADMINISTRATIVO e HISTÓRICO DE FORNECIMENTO OU NÃO FORNECIMENTO DO MEDICAMENTO- (BORGES DE MEDEIROS Nº 546 - FARMÁCIA DO ESTADO) Documento demonstrando desde quando o medicamento está em falta ou que ainda não foi liberado por estar em avaliação técnica
  • LAUDO MÉDICO ORIGINALCONSTANDO: A doença e/ou diagnóstico (DE FORMA EXTENSA E COM CID),constando o caráter de URGÊNCIA (por escrito obrigatoriamente), CONSEQUÊNCIAS (no caso de não conseguir o medicamento/insumo), e/ou o risco de morte (somente quando for o caso). No caso de medicação – o nome da substância química, bem como o nome comercial.(VALIDADE MÁXIMA DO LAUDO – 30 DIAS).
  • RECEITA Contendo o nome da medicação (SUBSTÂNCIA QUÍMICA E COMERCIAL), a DOSAGEM e a POSOLOGIA (quantidade que deve ser usada - comprimidos, injeções, etc – por dia e por mês). Deve constar que o medicamento é por tempo indeterminado/uso contínuo (a não ser tratamento por tempo determinado) (VALIDADE MÁXIMA DA RECEITA – 30 DIAS).
  • 3 ORÇAMENTOS FORMAIS DE FARMÁCIAS DIFERENTES (conforme a receita).

Documentos Básicos

  • Cópia da CARTEIRA DE IDENTIDADE e CPF
  • Cópia da CARTEIRA/CARTÃO PLANO DE SAÚDE
  • Cópia do COMPROVANTE DE RENDA (FAMILIAR)
  • Cópia do COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • Declaração de pobreza (fornecida pela Defensoria Pública)

Quando para terceiros

  • DEVE HAVER UMA PROCURAÇÃO REGISTRADA EM CARTÓRIO OU TERMO DE CURATELA (NESSES CASOS NECESSÁRIO QUE O REPRESENTANTE LEGAL OU CURADOR TAMBÉM TRAGA CÓPIA DE SUA CARTEIRA DE IDENTIDADE E CPF).

Documentos Específicos

  • LAUDO MÉDICO ORIGINAL CONSTANDO: A DOENÇA E/OU DIAGNÓSTICO (DE FORMA EXTENSA E COM CID), CONSTANDO O CARATER DE URGÊNCIA (POR ESCRITO OBRIGATORIAMENTE),CONSEQUÊNCIAS PARA O ORGANISMO DO PACIENTE (NO CASO DE NÃO CONSEGUIR A CIRURGIA, EXAME, MATERIAL ESPECÍFICO OU OUTRO PROCEDIMENTO DE SAÚDE), E/OU O RISCO DE MORTE (SOMENTE QUANDO FOR O CASO). DEVE CONSTAR O NOME POR EXTENSO E AS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO PROCEDIMENTO A SER REALIZADO. O MÉDICO DEVE ATESTAR QUE, MESMO O PLANO DE SAÚDE TENDO NEGADO O FORNECIMENTO DA CIRURGIA, EXAME, MATERIAL ESPECÍFICO OU OUTRO PROCEDIMENTO DE SAÚDE, AINDA ASSIM É NECESSÁRIO PARA A SAÚDE DO PACIENTE, APRESENTANDO JUSTIFICATIVAS E SUPERIORIDADE TERAPÊUTICA DO PROCEDIMENTO NÃO AUTORIZADO PELO PLANO, AFIRMANDO QUE OUTROS PROCEDIMENTOS FORNECIDOS PELO PLANO DE SAÚDE NÃO SERIAM OU NÃO FORAM EFETIVOS NO COMBATE DA(S) MOLÉSTIA(S) QUE ACOMETE(M) O PACIENTE.(VALIDADE MÁXIMA DO LAUDO – 30 DIAS).
  • A NEGATIVA DO PLANO DE SAÚDE EM REALIZAR A CIRURGIA, EXAME, MATERIAL ESPECÍFICO OU OUTRO PROCEDIMENTO DE SAÚDE PRESCRITO PELO MÉDICO.
  • GUIA DE SOLICITAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE SAÚDE QUE O PACIENTE PRECISA SE SUBMETER PREENCHIDO PELO MÉDICO CONVENIADO AO PLANO DE SAÚDE.
  • CONTRATO DO PLANO DE SAÚDE.
  • TRAZER NO MÍNIMO 2 (DOIS) ORÇAMENTOS FORMAIS DO PROCEDIMENTO NEGADO PELO PLANO(CIRURGIA, EXAME, MATERIAL ESPECÍFICO OU OUTRO PROCEDIMENTO DE SAÚDE), DISCRIMINADO TODOS OS ITENS, OU ENTÃO, SE A NEGATIVA FOR DE MATERIAL ESPECÍFICO OS ORÇAMENTOS RELATIVOS AO MATERIAL NEGADO TAMBÉM DEVEM EXISTIR.

Documentos Básicos

  • Cópia da CARTEIRA DE IDENTIDADE e CPF
  • Cópia do CARTÃO DO SUS (MUITO IMPORTANTE)
  • Cópia do COMPROVANTE DE RENDA (FAMILIAR)
  • Cópia do COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • Declaração de pobreza (fornecida pela Defensoria Pública)

Quando para terceiros

  • DEVE HAVER UMA PROCURAÇÃO REGISTRADA EM CARTÓRIO OU TERMO DE CURATELA (NESSES CASOS NECESSÁRIO QUE O REPRESENTANTE LEGAL OU CURADOR TAMBÉM TRAGA CÓPIA DE SUA CARTEIRA DE IDENTIDADE E CPF).

Documentos Específicos

  • LAUDO MÉDICO ORIGINAL CONSTANDO: A DOENÇA E/OU DIAGNÓSTICO (DE FORMA EXTENSA E COM CID),CONSTANDO O CARÁTER DE URGÊNCIA (POR ESCRITO OBRIGATORIAMENTE),CONSEQUÊNCIAS PARA O ORGANISMO DO PACIENTE (NO CASO DE NÃO CONSEGUIR A PRÓTESE/ÓRTESE/CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA/TRATAMENTOS DE SAÚDE) E/OU O RISCO DE MORTE (SOMENTE QUANDO FOR O CASO). JUSTIFICAR O PORQUÊ DA NECESSIDADE DE PRÓTESE/ÓRTESE/TRATAMENTOS DE SAÚDE ESPECÍFICO QUE O SUS NÃO FORNECE (NO CASO DE CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA APOSTAR AS DIFICULDADES QUE O PACIENTE POSSUI NA REALIZAÇÃO DE TAREFAS DIÁRIAS, LABORAIS, ETC E AS FACILIDADES DECORRENTES DO USO DA CADEIRA INDICADA). EXPLICAR OS MOTIVOS PELOS QUAIS A PRÓTESE/ÓRTESE/CADEIRAS DE RODAS/TRATAMENTOS DE SAÚDE FORNECIDOS PELO SUS SE MOSTRARAM INEFICAZES PARA A SAÚDE DO PACIENTE. SE POSSÍVEL, FAZER UM BREVE HISTÓRICO DO PACIENTE.
  • REFERÊNCIA E CONTRA-REFERÊNCIA ou NEGATIVA DA(S) SECRETARIA(S) ESTADUAL E MUNICIPAL DE SAÚDE SOLICITANDO O FORNECIMENTO DA PRÓTESE/ÓRTESE/TRATAMENTOS DE SAÚDE(no caso de cadeira de rodas motorizada dirigir-se ao DAHA (Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial).ATRAVÉS DO PROTOCOLO DE OFÍCIO EXPEDIDO ÀS SECRETARIAS (OFÍCIO PADRÃO). EXCEÇÃO DA OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA – NEGATIVA PADRÃO.
  • ORÇAMENTOS FORMAIS DA PRÓTESE/ÓRTESE/CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA/TRATAMENTOS DE SAÚDE, EMITIDOS POR FABRICANTES DIFERENTES.
  • * NORMALMENTE O INSTITUTO DE OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA EMITE UM LAUDO PADRONIZADO PARA ESSES PEDIDOS. * SE FOR CADEIRA DE RODAS PERSONALIZADA, ALÉM DOS REQUISITOS DO LAUDO, É IMPORTANTE O MÉDICO EXPLICAR A NECESSIDADE DE SER UTILIZADA A CADEIRA DE RODAS ESPECIAL E NÃO UMA CONSIDERADA NORMAL. ASSIM, APRESENTAR QUAIS AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E DO ORGANISMO DO PACIENTE QUE EXIGEM O USO DA CADEIRA PERSONALIZADA. (VALIDADE MÁXIMA DO LAUDO – 30 DIAS). * NO CASO DA OXIGENOTERAPIA É EMITIDO UM ORÇAMENTO JUNTO COM O LAUDO.

Documentos Básicos

  • Xerox da carteira de identidade, CPF e cartão do SUS (Muito Importante).
  • Comprovante de renda (familiar)
  • Comprovante de residência.

Quando para terceiros

  • Deve haver uma procuração registrada em cartório ou termo de curatela (Nesse caso necessário que o representante legal ou curador também traga cópia de seus documentos – Acima Mencionados – inclusive de sua renda).

Documentos Específicos

  • Laudo médico original constando: A doença e/ou diagnóstico (De forma extensa e com Cid), constando o caráter de urgência (Por escrito obrigatoriamente), consequências para o organismo do paciente (No caso de não conseguir o procedimento) e/ou o risco de morte (Somente quando for o caso). Especificando o tratamento, dias e horários, local de saída e local de chegada para condução com ambulância, apresentando a justificativa da necessidade da realização do tratamento, que só pode ser executado se houver o fornecimento do transporte. (Validade máxima do laudo – 30 Dias).
  • Negativa através do protocolo dos ofícios expedidos as secretarias estadual e municipal de saúde (Estes ofícios são elaborados pela própria defensora).

Documentos Básicos

  • Cópia da CARTEIRA DE IDENTIDADE e CPF
  • Cópia do CARTÃO DO SUS (MUITO IMPORTANTE)
  • Cópia do COMPROVANTE DE RENDA (FAMILIAR)
  • Cópia do COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • Declaração de pobreza (fornecida pela Defensoria Pública)

Quando para terceiros

  • DEVE HAVER UMA PROCURAÇÃO REGISTRADA EM CARTÓRIO OU TERMO DE CURATELA (NESSES CASOS NECESSÁRIO QUE O REPRESENTANTE LEGAL OU CURADOR TAMBÉM TRAGA CÓPIA DE SUA CARTEIRA DE IDENTIDADE E CPF).

Documentos Específicos

  • LAUDO MÉDICO ORIGINAL CONSTANDO: A DOENÇA E/OU DIAGNÓSTICO (DE FORMA EXTENSA E COM CID), CONSTANDO O CARÁTER DE URGÊNCIA (POR ESCRITO OBRIGATORIAMENTE),CONSEQUÊNCIAS PARA O ORGANISMO DO PACIENTE (NO CASO DE NÃO CONSEGUIR O TRANSPORTE ADEQUADO PARA O TRATAMENTO DE SAÚDE DO PACIENTE) E/OU O RISCO DE MORTE (SOMENTE QUANDO FOR O CASO). JUSTIFICAR PORQUE DA NECESSIDADE DA REALIZAÇÃO DO TRATAMENTO, QUE SÓ PODE SER EXECUTADO SE HOUVER O FORNECIMENTO DO TRANSPORTE ADEQUADO. (CASO SEJA NECESSÁRIO TRANSPORTE ESPECÍFICO, COMO AMBULÂNCIA, ESPECIFICAR E JUSTIFICAR PORQUÊ). ESPECIFICAR O NOME DO TRATAMENTO DE SAÚDE QUE O PACIENTE PRECISA REALIZAR, DIAS E HORÁRIOS DA SEMANA, LOCAL DE SAÍDA E LOCAL DE CHEGADA DO TRATAMENTO DE SAÚDE PARA SOLICITAR O TRANSPORTE. (VALIDADE MÁXIMA DO LAUDO – 30 DIAS).
  • NEGATIVA(O paciente ou familiar deve se dirigir ao Posto de Saúde a que pertence ou a Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde do local em que reside para solicitar o Transporte adequado para o Tratamento de Saúde ( ou no laudo médico deve constar que o SUS não está fornecendo o transporte necessário. As Secretarias de Saúde Municipais fornecem o transporte por isso é necessário que o paciente tenha tentado pedir administrativamente).

Documentos Básicos

  • Xerox da carteira de identidade, CPF e cartão do SUS (Muito Importante).
  • Comprovante de renda (Familiar).
  • Comprovante de residência.

Quando para terceiros

  • Deve haver uma procuração registrada em cartório ou termo de curatela (Nesse caso necessário que o representante legal ou curador também traga cópia de seus documentos – Acima Mencionados – Inclusive de sua renda).

Documentos Específicos

  • Laudo médico original constando: A doença e/ou diagnóstico (De forma extensa e com Cid), constando o caráter de urgência (por escrito obrigatoriamente), consequências para o organismo do Paciente (No caso de não conseguir o procedimento) e/ou o risco de morte (Somente quando for o caso). O médico deve atestar a necessidade da realização do tratamento, explicando que, mesmo o SUS não fornecendo tal procedimento, ele ainda assim é necessário para a saúde do paciente, apresentando justificativas bem como evidências científicas, apontando que outros tratamentos disponíveis no SUS não teriam as mesmas benesses ou não foram suficientes para combater a moléstia do paciente. (Validade máxima do laudo – 30 Dias).
  • Orçamento do procedimento – *No caso da Oxigenoterapia é emitido um orçamento junto com o laudo. (Nos demais casos devem ser providenciados pelo menos 2(Dois) orçamentos formais do tratamento prescrito)
  • No caso da Oxigenoterapia, Não há a necessidade de conseguir um documento de referência e contra referência.
  • Nos demais casos é necessário à prova de que o tratamento não é fornecido pelo SUS (Buscar as negativas nas secretarias municipal e estadual de saúde)
  • * Normalmente o instituto de Oxigenoterapia hiperbárica emite um laudo padronizado.
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do(s) requerente(s)
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Casamento do(s) requerente(s) (se houver)
  • Cópia da certidão de Nascimento dos filhos menores (se houver)
  • Cópia da matrícula do Imóvel atualizada (pegar no Cartório de Registro de Imóveis)
  • Cópia do contrato de Promessa de compra e venda (se houver)
  • Planta atualizada ou levantamento planimétrico do terreno com Memorial Descritivo (assinada por profissional habilitado, com ART)
  • Documentos que comprovem o tempo de posse e moradia sobre o imóvel (pedido de ligamento de energia elétrica ou água, pagamento IPTU, etc)
  • Nome e endereço dos confrontantes e suas mulheres ou maridos (vizinhos dos lados e fundos que fazem divisa com o terreno do requerente)
  • Nome e endereço de 03 testemunhas (que saibam que o autor reside no local há tanto tempo)
  • Nome e endereço do proprietário do imóvel ou herdeiros
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF dos adotantes
  • Comprovante de renda dos adotantes (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Casamento dos adotantes ou Declaração de União Estável (assinada por 02 testemunhas e firma reconhecida em Cartório)
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Declaração de Nascido Vivo da criança a ser adotada
  • Nome e endereço dos pais biológicos da criança (se souber)
  • Declaração dos pais biológicos ou responsáveis consentindo com a adoção ou guarda (se houver)
  • Foto recente dos adotantes com o adotando
  • Certidão Negativa de antecedentes Criminais dos Adotantes (pegar no Fórum)
  • Certidão Negativa Cível dos Adotantes (pegar no Fórum)
  • Atestado de sanidade física e mental dos adotantes (com o médico)
  • Declaração ou Atestado de Idoneidade moral dos adotantes
  • Nome e endereço de 03 testemunhas, se houver
  • Cópia da sentença que deferiu a habilitação do casal para a lista de adotantes, se houver
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do requerente
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Óbito, identidade e CPF da pessoa falecida
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento do requerente e do falecido
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos menores do falecido (se houver)
  • Nome e endereço completo de todos os herdeiros
  • Termo de desistência dos valores a serem levantados, com firma reconhecida
  • Declaração de Inexistência de Dependentes habilitados à pensão por morte (pegar no INSS ou IPE)
  • Comprovante de despesas com a doença e o funeral do falecido (se houver)
  • Declaração da empresa empregadora constando a existência de valores a receber (se a pessoa estivesse trabalhando antes de falecer)
  • Comprovante (extrato) do FGTS, PIS/PASEP (em qualquer agência da CEF) ou poupança
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento da(s) criança(s)
  • Cópia de documentos que comprovem a possibilidade do réu pagar a pensão (Carteira de Trabalho, contracheque, certificado de propriedade de veículo, matrícula de imóvel, etc)
  • Número da conta e da agência ou cópia do cartão bancário para depósito de pensão alimentícia
  • Comprovantes de despesas escolares, farmácia, alimentação, vestuário, tratamento médico e dentário, etc
  • Endereço residencial do pai da criança
  • Nome e endereço do local de trabalho do pai da criança
  • Nome e endereço de 3 testemunhas que saibam das condições financeiras do pai das crianças
  • Cópia da Carteira de Identidade
  • Cópia do CPF
  • Cópia do Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Casamento do(s) requerente(s)
  • Cópia da Certidão de Nascimento do(s) menor(es)
  • Nome e endereço dos pais biológicos da criança
  • Certidão Negativa de antecedentes criminais (pegar no Fórum)
  • Atestado de sanidade física e mental do(s) requerente(s) (se não for o pai ou a mãe quem está pedindo)
  • Nome e endereço de 03 testemunhas
  • Qualquer prova documental que tem a criança sob sua guarda- atestado escolar, atestado médico, fotos, etc
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF da mãe da criança
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento da(s) criança(s)
  • Cópia de Certidão de nascimento da mãe da criança
  • Cópia da Declaração de Nascido Vivo do hospital onde a criança nasceu ou cópia da carteira de vacinação se constar o nome do pai da criança (se houver)
  • Cópias de cartas, bilhetes, fotos que possam provar o relacionamento (se houver)
  • Cópia da Certidão de Batismo onde conste o nome do pai da criança (se houver)
  • Endereço residencial do suposto pai do menor
  • Nome e endereço do local de trabalho do suposto pai da criança
  • Nome e endereço de 03 testemunhas que saibam do relacionamento
  • Número da conta e agência bancária para o depósito da pensão alimentícia
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento do(s) menor(es) e de outros filhos que tiver
  • Endereço residencial do menor e genitora
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do requerente
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento do requerente
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento dos pais do requerente (se for o caso)
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos (se houver)
  • Documentos que comprovem a grafia correta ou a data correta do fato (certidão de batismo, certificado da escola, etc)
  • Nome e endereço completo de 03 testemunhas
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do requerente
  • Comprovante de renda do requerente (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência do requerente (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento da(s) criança(s)
  • Nome e endereço completo do pai que registrou e do pai biológico
  • Cópias de cartas, bilhetes, fotos que possam provar o relacionamento
  • Nome e endereço de 03 testemunhas que saibam do relacionamento
  • Nome completo e endereço da mãe da criança
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do requerente
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento do requerente
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento dos pais do requerente (se for o caso)
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos (se houver)
  • Documentos que comprovem a insatisfação com o nome (porque é ridículo ou o expõe ao ridiculo)
  • Nome e endereço completo de 03 testemunhas que saibam da insatisfação que o requerente tem com o seu nome
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento do(s) menor(es)
  • Cópia da petição inicial ou do acordo de alimentos com a homologação ou sentença onde restou fixado o valor com o trânsito em julgado
  • Cópia de documentos que comprovem as necessidades do(s) menor(es) (despesas escolares, farmácia, alimentação, vestuário, tratamento médico e dentário, etc)
  • Cópia de documentos que comprovem a possibilidade do réu de pagar maior valor (contracheque, certificado de propriedade de veículo, etc)
  • Endereço residencial e comercial do réu
  • Nome e endereço de 03 testemunhas que comprovem a situação do requerente ou do réu
  • Número da conta e agência bancária para o depósito do valor
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento do(s) menor(es)
  • Cópia de Certidão de Casamento ou declaração de união estável do requerente
  • Cópia da petição inicial ou do acordo de alimentos com a homologação ou sentença onde restou fixado o valor com o trânsito em julgado
  • Cópia de documentos que comprovem a impossibilidade do requerente pagar aquele valor anteriormente fixado (cópia certidão casamento e de nascimento de outros filhos, comprovantes de despesas com aluguel, tratamento médico, etc)
  • Endereço residencial do menor e sua mãe
  • Nome e endereço de 03 testemunhas que comprovem a situação do requerente ou do réu
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos (se houver)
  • Cópia de Certidão de Casamento (se houver)
  • Cópia do Boletim de Ocorrência Policial (se houver)
  • Endereço completo da outra parte ou local onde se encontram os bens
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do requerente
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento do filho que está em poder de pessoa que não detenha a guarda
  • Cópia do Boletim de Ocorrência Policial (se houver)
  • Endereço completo de onde se encontra a criança
  • Descrição da criança (se for o caso)
  • Nome e endereço de 03 testemunhas
  • Termo de guarda da criança em nome do postulante
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF (do requerente)
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento do requerente
  • Atestado de sanidade física e mental do requerente
  • Cópia da sentença que fixou a tutela/curatela com o transito em julgado
  • Provas da má atuação do tutor/curador ou dos motivos que o impossibilitem de continuar com o encargo
  • Nome e endereço do tutor/curador
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF (dos requerentes)
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) (dos requerentes)
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos (se houver)
  • Lista de bens móveis
  • Se houver carro (cópia do certificado de propriedade) e imóvel (matrícula atualizada do registro de imóveis ou cópia do contrato de compra e venda)
  • Declaração de tempo de convivência assinada por 03 testemunhas, (reconhecer firma em cartório)
  • Número da conta e da agência ou cópia do cartão bancário para depósito de pensão alimentícia
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos (se houver)
  • Lista de bens móveis
  • Se houver carro (cópia do certificado de propriedade) e imóvel (matricula do registro de imóveis ou cópia do contrato de compra e venda)
  • Declaração de tempo de convivência assinada por 03 testemunhas, (reconhecer firma em cartório)
  • Número da conta e da agência ou cópia do cartão bancário para depósito de pensão alimentícia
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF (do requerente)
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos (se houver)
  • Cópia de Certidão de Casamento
  • Lista de bens móveis e imóveis (se houver) com cópia do certificado de propriedade, no caso de carro e matrícula do registro de imóveis ou cópia do contrato de compra e venda, no caso de imóvel
  • Número da conta e da agência ou cópia do cartão bancário para depósito de pensão alimentícia
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento do(s) menor(es)
  • Cópia da petição inicial e da sentença onde foi fixado o valor da pensão com o trânsito em julgado
  • Endereço residencial do pai/mãe da criança
  • Nome e endereço do local de trabalho do pai/mãe da criança
  • Cópia do extrato bancário
  • Número da Conta e agência ou cópia do cartão bancário para depósito de pensão alimentícia
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento do(s) filho(s) do qual quer ser exonerado do pagamento
  • Cópia da petição inicial ou do acordo de alimentos com a homologação ou sentença onde restou fixado o valor com o trânsito em julgado
  • Cópia de documentos que comprovem a impossibilidade do requerente pagar aquele valor anteriormente fixado (cópia certidão casamento, declaração de união estável e de nascimento de outros filhos, comprovantes de despesas com aluguel, etc)
  • Comprovantes de que o(a) filho(a) já atingiu a maioridade, de que está trabalhando, de que casou ou vive em união estável, de que não está estudando, etc
  • Nome e endereço de 03 testemunhas que comprovem a situação do requerente ou do réu
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF (do requerente e requerido)
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento do requerente
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento da pessoa a ser interditada
  • Atestado médico atualizado informando a doença e a CID, bem como a incapacidade para os atos da vida civil (da pessoa a ser interditada)
  • Atestado de sanidade física e mental do requerente
  • Comprovante de rendimentos da pessoa a ser interditada (comprovante de benefício do INSS, se houver)
  • Se o interditando possuir bens imóveis, trazer a cópia da matrícula do imóvel (pegar no Registro de Imóveis)
  • Certidão de Óbito dos genitores ou cônjuge do interditado (se houver)
  • Declaração de anuência dos descendentes, ascendentes, cônjuge/companheiro ou irmãos
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento do(s) menor(es) e de outros filhos que tiver
  • Cópia da Certidão de Casamento ou declaração de união estável do requerente
  • Comprovantes de despesas (água, luz, aluguél, pensão para outros filhos, medicamentos, etc)
  • Endereço residencial do menor e genitora
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos (se houver)
  • Cópia de Certidão de Casamento (se houver)
  • Cópia do Boletim de Ocorrência Policial ou laudo do IML (se houver)
  • Nome e endereço de 03 testemunhas que saibam dos fatos
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF do(s) requerente(s)
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
  • Cópia de comprovante de residência do(s) requerente(s) (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento do(s) requerente(s)
  • Atestado de óbito dos genitores (se for o caso)
  • Atestado médico informando a gravidez ou as condições núbeis (possibilidade física) de casar (se for o caso)
  • Declaração de concordância dos pais (se for o caso)
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF (do requerente e requerido)
  • Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR) do requerente
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento do requerente
  • Cópia da Certidão de Nascimento do menor
  • Cópia da Certidão de Casamento dos genitores do menor (se houver)
  • Cópia da Certidão de óbito dos genitores do menor (necessário)
  • Cópia da decisão judicial que determinou a suspensão ou extinção do poder familiar dos genitores do menor (se houver)
  • Comprovante de rendimentos e ou bens do menor (comprovante de benefício do INSS, carros, imóveis, se houver)