Defensoria Pública, Seplag e Banco do Brasil discutem fechamento de agências bancárias no interior de Alagoas

 

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) realizou, nesta sexta-feira (13), uma reunião com representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) e do Banco do Brasil para debater os impactos do fechamento repentino de agências bancárias privadas em municípios do interior. 

 

O encontro foi conduzido pelo Defensor Público-Geral, Fabrício Leão Souto, e contou com a participação da Secretária de Estado Interina de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Dely Marques; do Superintendente Regional Varejo do Banco do Brasil, Vinicius Moreira Santos; além das Defensoras Públicas Norma Suely Negrão, Coordenadora do Núcleo do Consumidor, e Paula Canal Fávero.  

 

O fechamento de uma agência no município de Batalha motivou a reunião, após a Defensora Pública Paula Canal constatar os transtornos enfrentados pela população, especialmente pelas comunidades mais vulneráveis. 'Grande parte da população utilizava os serviços do Banco Bradesco e foi pega de surpresa com o fechamento e a migração súbita de suas contas para o Banco do Brasil. Diante disso, institucionalmente marcamos uma reunião para ouvir a empresa', destacou a Defensora.  

 

Durante o encontro, foram discutidas soluções para reduzir os problemas causados pela ausência de agências, como a realização de campanhas educativas e informativas para os cidadãos. Também foram debatidas possíveis parcerias entre as instituições para tratar de questões relacionadas, como a conscientização sobre superendividamento, renegociação de dívidas e contratação de empréstimos.  

 

A Defensoria Pública segue acompanhando os desdobramentos do caso e buscando alternativas para garantir que a população do interior alagoano tenha acesso a serviços bancários essenciais.