Representantes dos Cras e Creas ofertam informação aos assistidos da Defensoria Pública

Projeto desenvolvido pelos Cras e Creas de Maceió, com apoio da Defensoria Pública, pretende aproximar as instituições e levar mais cidadania aos maceioenses

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas recebeu, nesta terça-feira (06), a primeira ação do Projeto Sala de Espera, programa educativo, que será desenvolvido pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), durante o mês de setembro, na sede da Defensoria, com o objetivo de levar informação sobre direitos aos assistidos.

 

A partir desta semana, todas as terças e quintas, representantes dos Cras e Creas de Maceió virão à sede da Defensoria Pública, localizada na Avenida Fernandes Lina, prestar informações sobre os serviços ofertados pelas instituições e direitos a benefícios aos cidadãos que são assistidos pela Defensoria. 

 

Participaram da ação de hoje, a psicologa Silvana Cunha e a Assistente Social Cleide Sueli, representantes do  Cras da Pitanguinha, e as assistentes sociais Jeani Lima e Maria de Lourdes, do Creas do Prado.

 

O Projeto Sala de Espera faz parte das ações solicitadas pela Coordenadora do Núcleo de Família e Sucessões Defensoria Pública, a defensora pública Thais Moreira, aos Creas e Cras de Maceió com o objetivo de aproximar ainda mais as entidades e garantir os direitos dos cidadãos alagoanos.

 

Para a defensora, essa interação do Cras e Creas com os assistidos é de extrema relevância, uma vez que possibilitará o acesso direto a informações e orientações a respeito de serviços, programas, projetos socioassistenciais e benefícios ofertados. 

 

'A nossa atuação como Defensor público não se define apenas pelo seu aspecto técnico-jurídico e muitas vezes nos deparamos com situações em que é imprescindível orientas os assistidos, que não conhecem seus direitos, a procurar o Cras e Craes, por exemplo, para fazer valer seus direitos perante a lei', conta a Defensora.

 

De acordo com representantes do Cras, por falta de informação muitas pessoas procuram a Defensoria Pública por demandas que poderiam ser resolvidas pelo Cras ou Creas.  “Através do cadastro do Número de Identificação Social, o Cras pode inserir o cidadão hipossuficiente em diversos como o aluguel social, encaminhamento para abrigos e acesso a programas federais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pensão, Cursos do Pronatec e outros”, acrescenta a psicóloga Silvana Cunha.

 

“O Creas por sua vez atende ao cidadão em risco social, isto é, pessoas que sofram alguma violação dos seus direitos, nós prestamos apoio e encaminhamos para atendimento psicológico” informou a assistente social do Creas Jeane Lima.