Programa Defensoria na Comunidade termina 2017 com milhares de atendimentos

A Defensoria Pública do Estado divulgou, nesta segunda-feira, 18, o relatório final das ações realizadas pelo Programa Defensoria na Comunidade em 2017. Segundo o balanço, em relação ao ano passado, a instituição registrou aumento de mais de 241% no número de atendimentos feitos pelo programa na capital alagoana.

 

Em 2017, a Defensoria Pública itinerante contabilizou 2.050 atendimentos durante as 11 ações promovidas pela instituição, além de ter confeccionado 196 petições iniciais e 1.069 ofícios relacionados, principalmente, às ações de divórcio, pensão, retificação de documentos e saúde durante os eventos.

 

 

No ano passado, a equipe havia realizado 600 atendimentos e visitado nove localidades, que resultaram em 130 ações e 240 ofícios.

 

A defensora pública e coordenadora do programa, Taiana Melo, destaca que, se comparado ao primeiro ano do Programa, ocorrido em 2015, o aumento da capacidade de acolhimento do projeto é ainda mais admirável. “Em 2015, o programa realizou as ações diretamente nas seis bases comunitárias de segurança da Polícia Militar instaladas em Maceió, e finalizamos o ano com 276 atendimentos, que geraram 123 ações judiciais e 58 ofícios”, disse.

 

A defensora pública enfatiza que o programa vem crescendo não apenas no número de atendimentos, mas também nos serviços ofertados através de parcerias. “No primeiro ano do programa firmamos a parceria com o Núcleo de Polícia Comunitária e as Bases de Segurança, que vem sendo nosso parceiro desde então, nos dando suporte na organização, divulgação e segurança”, explica.

 

“A partir de 2016, o programa passou a se chamar ‘Defensoria na Comunidade’, pois, decidimos expandir a nossa área de atuação e aproximar ainda mais a Defensoria Pública dos maceioenses. Logo, as lideranças comunitárias e a população começaram a nos apoiar e solicitar a nossa presença”, acrescenta a defensora.

 

“Neste ano, tivemos a oportunidade e incluir outras seções da nossa instituição, levando os nossos núcleos da Saúde e de Direito do Consumidor, o que possibilitou aos nossos assistidos ainda mais oportunidades de solucionar seus problemas. Além disso, contamos com o apoio de diversos parceiros como o Hospital do Coração, com o seu Expresso do Coração, o Sesc e o Senac Alagoas, a Secretaria de Assistência Social de Maceió (Semas) e a Casa da Cidadania, juntaram-se a nós em várias ações, promovendo mais cidadania”, pontua.