Segunda a direção do HGE, cinco pacientes foram transferidos e novas transferências devem ser realizadas até o fim do dia. Um deles veio a óbito
Em resposta ao pedido de cumprimento de sentença, ingressado pelo defensor público Daniel Alcoforado, na última quarta-feira, 22, a justiça alagoana determinou, no mesmo dia, a transferência de onze pacientes diagnosticados com câncer, que se encontram internados no Hospital Geral do Estado (HGE), para hospitais referenciados para o tratamento de pacientes oncológicos. Até a manhã desta sexta-feira, 24, quatro ainda aguardam vagas.
De acordo com o HGE, os pacientes, entre eles duas crianças, de cinco meses e 11 anos, além de seis idosos, aguardavam vagas nos hospitais referenciados. Além disso, informou a unidade de saúde, cinco pacientes já foram transferidos aos hospitais referenciados para o tratamento oncológico. Um paciente recebeu alta médica e outro veio a óbito.
Ainda segundo a direção, os outros pacientes aguardam vagas para serem transferidos.
Solução Definitiva
Com o objetivo de discutir acerca de uma resolução definitiva para o déficit de leitos oncológicos no estado, a Defensoria Pública do Estado (DPE), juntamente com a Defensoria Pública da União (DPU), promoverá uma reunião, no próximo dia 05, com representantes de Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) e Secretaria Municipal de Arapiraca, Secretaria da Saúde do Estado de Alagoas (SESAU), dos hospitais referenciados no tratamento de câncer em Maceió e Arapiraca e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL).
O encontro acontecerá às 9h, na sede da Defensoria Pública do Estado, situada na Avenida Fernandes Lima, em Maceió.