Conjunto Carminha recebe os serviços do Programa Defensoria na Comunidade

Mais de 100 moradores contaram com os serviços da Defensoria Pública do Estado nesta sexta-feira

Uma centena de pessoas, residentes no Conjunto Carminha, no Benedito Bentes II, buscaram os serviços da Defensoria Pública, durante a etapa do Programa Defensoria na Comunidade realizado no local nesta sexta-feira (23).

 

“Minha vizinha me avisou que o ônibus estava aqui, não conhecia a Defensoria Pública, não sabia que era possível retirar a segunda via do meu documento de graça, através do ofício. Estava precisando do documento e não tinha como pagar”, contou a moradora Edileuza Felix.

 

Assim como Edileuza, a maior parte dos morados do Conjunto Carminha veio ao ônibus da Defensoria para conseguir gratuidade na retirada de segundas vias  ou retificação de um documento. “Nem sempre temos condições de arcar, só as passagens de ônibus para chegar ao local de retirar o documento é o valor dele, a gente acaba tendo de escolher ou o dinheiro do ônibus ou o de pagar o documento”, explicou a assistida Maria Barbosa.

 

Além dos ofícios, a equipe do programa passou informação e deu entrada em diversas ações cíveis, a exemplo de pensão alimentícia e retificação de registro.

 

Para a Soldado Maiara, membro da Base de Polícia Comunitária do Conjunto, a presença da Defensoria Pública é importantíssima para os moradores da região. “A vinda da Defensoria possibilita a aproximação da Base de Segurança Comunitária com a comunidade e da comunidade com seus direitos.  Os moradores daqui são carentes de tantas coisas, inclusive de informação. Quando a Defensoria apresenta a comunidade seus direitos e faz ela mais forte, o cidadão que conhece seus direitos, tem nas mãos uma arma para lutar por eles”, argumenta.

 

Durante ação foram atendidos mais de 100 cidadãos, resultando na expedição de 75 ofícios, diversas ações. A liderança comunitária recebeu material informativo sobre os serviços da Defensoria.

 

O Programa Defensoria na Comunidade é um projeto da Defensoria Pública do Estado, desenvolvido com o apoio do Núcleo de Polícia Comunitária e lideranças comunitárias com o intuito de levar mais cidadania, justiça e informação as comunidade de Maceió.

 

No próximo mês, a equipe do programa estará novamente no Benedito Bentes, atendendo aos moradores do Conjunto Selma Bandeira.