A Defensoria Pública em Girau do Ponciano, através do defensor público Gustavo Barbosa Giudicelli, ingressou com uma ação civil pública, ontem (28), em face dos estudantes ocupantes das Escolas Estaduais Gilvan Barros e Olimpia Tenorio Lima, pedindo a desocupação das referidas unidades de ensino, de modo a garantir o retorno das aulas e das demais atividades escolares.
De acordo com os alunos, as escolas foram ocupadas no começo deste mês contra a vontade da maioria dos estudantes. Segundo a direção da escola Olimpia Tenório Lima, os ocupantes entraram a força na unidade e impediram as aulas.
Inconformados com a ocupação, estudantes contrários as ocupações buscaram à Defensoria Pública para pedir auxílio nas negociações para garantir o retorno das aulas. As direções das escolas também tomaram todas as medidas para tentar garantir o retorno das atividades.
O defensor público convocou os estudantes ocupantes, gestores das unidades e alunos contrários as ocupações para uma reunião de conciliação, realizada ontem. Mas, não houve acordo e as unidades permanecem ocupadas, motivo pelo qual a Defensoria Pública ingressou ação civil pública.
Na petição, o defensor pede que o judiciário determine a desocupação das Escolas de modo a garantir o retorno das aulas e das demais atividades escolares, ressaltando, ainda, o cumprimento da medida que deve ser executado com as cautelas devidas, com utilização de força policial, se necessário, com acompanhamento dos Conselheiros Tutelares locais e da própria Defensoria Pública do Estado e dos Diretores das respectivas escolas.