Defensoria Pública discute melhorias para estradas de acesso às comunidades quilombolas

 

 

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE-AL) realizou reunião com representantes das secretarias do Estado de Alagoas para discutir as condições precárias das estradas que dão acesso às comunidades quilombolas no estado. O encontro contou com a presença dos defensores públicos Ricardo Antunes Melro e Isaac Vinícius Costa Souto.

 

Durante a reunião, foi destacado que a falta de infraestrutura adequada nas estradas que ligam as comunidades quilombolas de municípios como Poço das Trincheiras e Inhapi tem gerado graves violações aos direitos fundamentais dos moradores. A situação dificulta o transporte escolar, gera inacessibilidade para ambulâncias e equipes de saúde e aumentando o risco de acidentes.

 

A Defensoria Pública oficiará o Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, representantes do DNIT, da SETRAND, da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, representantes dos municípios envolvidos e as lideranças quilombolas das comunidades atingidas, a fim de articular um novo encontro. O objetivo é traçar as estratégias necessárias e urgentes para a resolução extrajudicial dessa demanda coletiva.

 

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e da Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP).