A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) participou, nesta terça-feira, 24, da I Reunião da Rede de Apoio ao Projeto Omíníra – Liberdade, que aconteceu auditório do Ministério Público Federal (MPF), no município de Arapiraca. Vale destacar que o referido projeto visa combater o trabalho escravo em comunidades quilombolas, promovendo ações de conscientização e proteção aos direitos humanos. A Instituição foi representada pelo Defensor Público Isaac Vinicius Costa Souto.
O projeto Omíníra, cujo nome significa “liberdade” em iorubá, atua em três municípios: Poço das Trincheiras, Olho d’Água das Flores e Penedo. A Rede de Apoio ao projeto conta com a atuação da Defensoria Pública na promoção de ações de conscientização, prevenção, proteção e defesa aos direitos humanos.
As instituições da Rede de Apoio elaboraram, ainda na reunião, solicitação ao Governador de Alagoas, no sentido de prioridade no trâmite de processo de criação da Comissão Estadual Para Erradicação Do Trabalho Escravo (COETRAE), instrumento essencial para criação de uma rede de articulação e criação das políticas públicas de combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas, que assola nosso estado, em especial as Comunidades Tradicionais de Alagoas.