Defensoria Pública acompanha cumprimento de acordo que garante melhoria no fornecimento de água de 34 municípios alagoanos

 

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) realizou, nesta sexta-feira, 27, a primeira reunião de acompanhamento do acordo que visa garantir investimentos para melhorar o fornecimento de água em 34 municípios alagoanos. O encontro contou com a participação de cinco defensores públicos e representantes da Águas do Sertão (ADS), da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da Equatorial Energia.

 

Durante o encontro, as empresas apresentaram as medidas adotadas para o cumprimento do acordo que prevê investimentos na ordem de mais de R$ 150 mi em dois anos. Durante a reunião, as empresas comprovaram a aquisição de novas bombas de água, investimentos no combate à perda d´água, instalação de macro medidores, dentre outras medidas. Também foram discutidas a entrega de uma barragem na Fazenda Canto, em Palmeira dos Índios, e de 11 reservatórios de água em diversos municípios, dentre eles Cacimbinhas, Maravilha e Ouro Branco.

 

Nos últimos quatro anos, a Defensoria Pública ajuizou diversas ações civis públicas para melhorar o fornecimento de água em dezenas de municípios alagoanos. Para garantir soluções de curto, médio e longo prazo, a Instituição firmou um acordo com as três empresas perante o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), no último mês de junho. Agora, a Defensoria realiza reuniões trimestrais com os órgãos responsáveis para acompanhar a execução do plano de investimentos e os avanços na melhoria dos serviços prestados à população.

 

A reunião contou com a presença dos defensores públicos Daniel Alcoforado, Lucas Valença, Roberta Gisbert, Vanessa Ferreira e Wladimir Wrublevski Aued, além dos representantes da Casal, Judiron Pena, Manoel Felino Tenório e Adilson Lessa; da ADS, Raulmar Rodrigues, Heron Lima e Rafaela Batista; e da Equatorial Energia, Bruno Santa Rita.