Defensoria Pública se reúne com Movimento Nacional de População de Rua para tratar sobre  problemas enfrentados por moradores de rua em Maceió

A Defensoria Pública do Estado recebeu, na manhã desta quinta-feira, 18, em sua sede, situada na Avenida Fernandes Lima, representantes do Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPR) para conversar sobre  as  necessidades do grupo e dar continuidade as tratativas para garantir melhorias nos serviços ofertados por órgãos públicos à referida população. 

 

Na oportunidade, o defensor público geral do Estado, Ricardo Melro, e o subdefensor geral do Estado, Carlos Eduardo de Paula Monteiro, apresentaram o trabalho da Defensoria Pública ao grupo e explicaram em quais áreas a instituição atua e poderá atuar para melhorar a situação da população de rua. 

 

Durante a reunião, os membros do grupo expuseram os principais problemas e necessidades dos moradores de rua e pediu o auxílio da Defensoria na resolução deles, como por exemplo, no combate  ao aumento da violência contra a população.

 

Durante o encontro, a Defensoria Pública identificou alguns pontos principais que deverá atuar, a exemplo dos inquéritos policiais relacionados à violência contra a população de rua, a ampliação e reforma dos centros pops,  a abertura de novos albergues em Maceió e o retorno da oferta de insumos, como mel e água, pelo Consultório de Rua.

 

A instituição pretende, também, trabalhar para agilizar o fechamento do Edifício dos Palmares. Segundo o grupo, é no local onde ocorre a maior parte dos casos de violência contra a população de rua. 

 

A Defensoria pretende, ainda, atuar a fim de viabilizar a implantação de banheiros públicos no Centro de Maceió e pela garantia de acesso da população de rua ao Restaurante Popular.

 

A maior parte dos problemas apontados pelo grupo pertence a serviços ofertados pelo Município de Maceió, a Defensoria tratará de soluções junto à administração, sem descartar a possibilidade de tomar as devidas providências junto ao Poder Judiciário.