A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE-AL) se unirá à Rede de Mulheres de Comunidades Tradicionais de Alagoas para atuar no projeto Ominira, que visa combater a escravidão contemporânea. O convite foi entregue ao Defensor Público-Geral, Fabrício Leão Souto, pelas representantes da rede, Elis Lopes e Mônica Carvalho, em reunião realizada na última quarta-feira, 31.
O projeto Ominira, cujo nome significa 'liberdade' em iorubá, terá uma ação piloto em três municípios: Poço das Trincheiras, Olho d’Água das Flores e Penedo. A Defensoria Pública pretende atuar nessas localidades com caravanas específicas para combater a escravidão contemporânea, promovendo ações de conscientização e proteção aos direitos humanos.
O encontro também contou com a presença do Coordenador do Núcleo de Conciliação e Ações Itinerantes, Defensor Público Isaac Vinícius Costa Souto, que está à frente do programa institucional Expresso Quilombola, voltado à garantia do acesso à justiça e cidadania para as populações remanescentes de quilombo em Alagoas.