Defensoria Pública e Município de Arapiraca firmam Termo de Parceria para melhoria dos serviços de saúde

 

Em reunião, realizada na semana passada, entidades públicas estabeleceram, também, parceria para implantação de Sistema de Gerenciamento de Processos que deve auxiliar o Município na condução de demandas administrativas

 

 

 

A Defensoria Pública de Alagoas e o Município de Arapiraca firmaram Termo de Parceria sobre a resolução administrativa de demandas de saúde. A parceria estabelecida na semana passada foi assinada pelo defensor público geral do Estado, Ricardo Antunes Melro e o Prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, e pretende reduzir e/ou evitar a judicialização de questões de saúde.

 

A reunião contou, ainda, com a presença do subdefensor público geral de Alagoas, Carlos Eduardo de Paula Monteiro e os defensores públicos Daniel Alcoforado, Marcos Antônio Silva Freire e André Chalub Lima, da secretária de saúde do Município de Arapiraca, Aurélia Magna Fernandes Dias, do subprocurador-Geral do Município, Rafael Gomes Alexandre e da Presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Graça Lopes, e serviu também para assinatura de outro termo de cooperação, no qual a Defensoria cedeu direito de uso do seu sistema de Gerenciamento de Processos ao Município. 

 

De acordo com o documento, os órgãos devem estabelecer medidas administrativas para tornar efetiva a resolução de problemas como a falta de medicamentos e insumos, marcação de cirurgias, bem como as demais questões que envolvam saúde, garantindo a consequente redução de ordens judiciais.

 

O cumprimento do termo será acompanhado por um Comitê Técnico, formado por membros das duas instituições, que serão responsáveis por acompanhar e avaliar constantemente a execução das ações desenvolvidas e intercambiar informações técnico-operacionais.

 

O Termo de Parceria foi delineado pelos defensores públicos em atuação no Município, Gustavo Giudicelle e Marcos Freire, ao longo dos últimos meses, durante reuniões com o Município de Arapiraca sobre os problemas da saúde municipal e o excesso de ações judiciais demandadas contra o ente público na área de saúde.

 

O ACORDO

 

No acordo, o Município de Arapiraca se compromete a responder aos pedidos da Defensoria em um prazo máximo de 15 dias - tempo em que deverá realizar diligências, incluir o cidadão na rede SUS, elaborar estudo socioeconômico e emitir parecer médico constatando a necessidade do tratamento pleiteado, dentre outras medidas para garantir o tratamento do paciente.

 

Quando o pedido for atendido, a Prefeitura será responsável por informar ao paciente e a Defensoria Pública, diretamente e por vias eletrônicas. Caso o pedido seja indeferido, a Defensoria será oficiada acerca das razões e, a partir daí, poderá adotar as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

 

Por sua vez, a Defensoria fica responsável por instruir os pedidos administrativos com receitas, relatórios e informações sobre a doença, bem como informar ao paciente que medidas cabíveis serão tomadas, caso não haja resolução administrativa.

 

A DPE pode ainda enviar, periodicamente, demandas frequentes, com o intuito de que a medida extrajudicial seja adotada, de forma mais abrangente e sem prejuízo da judicialização, em caso de não haver solução administrativa.

 

O acordo não inclui os medicamentos sem registro a ANVISA, ou experimentais, demandas que necessitam do ajuizamento de ações judiciais.

 

Caso os medicamentos sejam fornecidos apenas com receitas, o paciente deverá apresentar prescrição atualizada.

 

Sistema de Gestão de Processos

 

Além da parceria pela saúde, a Defensoria Pública e a Prefeitura de Arapiraca firmaram Termo de Parceria Técnica (TPT) visando a implantação do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos da implantado pela Defensoria, bem como a disposição de servidores para capacitação e assistência técnica.

 

Arapiraca é a terceira entidade pública a receber o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos, no ano passado as defensorias públicas dos estados da Bahia e do Paraná também decidiram adotar o sistema criado para a Defensoria de Alagoas.

 

 

O Sistema de Gerenciamentos de Processos da Defensoria Pública, Audora Defensoria, foi implanto em 2016, colocando o órgão na esfera digital. A ferramenta online pode ser acessada de qualquer lugar, possibilitando maior mobilidade ao defensor público e ofertando informação processual ao assistido, que pode, inclusive, incluir documentos que faltaram online, evitando assim a necessidade de vir à instituição repetidas vezes.