Defensoria Pública participa de evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

 

O Núcleo do Idoso da Defensoria Pública do Estado de Alagoas participou da ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), ontem, no Espaço Recreativo da Unidade Poço. O evento teve como objetivo sensibilizar a sociedade para a redução dos índices de violência contra a pessoa idosa.

 

A defensora pública do Núcleo de Atendimento ao Idoso, Luciana Martins Faro, participou da mesa de abertura e falou sobre a importância da data, instituída para para que fossem veiculadas campanhas e programas de prevenção à violência e as formas de enfrentamento.
 
Para a defensora, o Estado de Alagoas avançou no combate a violência. 'Hoje o município de Maceió conta com o Programa Cuidando de Você, da Secretaria de Segurança Pública, que tem como parceiros a Defensoria Pública e o Ministério Público, podendo o idoso ou a pessoa que deseja dar a notícia do fato criminoso se dirigir a 4 delegacias: 4, 5, 6 e 8 distritos policiais ou usar o Disk 181 e fazer denúncia anônima', comentou.

 

Além da participação da Defensoria, o evento contou com apresentações teatrais, recreação e a palestra “A violência contra as Pessoas Idosas e as estratégias de proteção”, com a Promotora de Justiça dos Crimes Contra Pessoa Idosa, Dalva Vanderlei Tenório.

 

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é comemorado oficialmente no dia 15 de junho. A Defensoria Pública do Estado apóia ações de prevenção e combate a violência conta a pessoa idosa e promove a conscientização sobre os direitos dos idosos.

 

A violência contra a pessoa idosa é uma violação dos Direitos Humanos e se define como qualquer ato, único ou repetitivo, que ocorra em relações que causem dano ou incômodo à pessoa idosa.

 

 

 

Com informações do Sesc Alagoas