O Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública do Estado se reuniu, na manhã desta quarta-feira, 26, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e das unidades públicas e privadas de saúde, para discutir a situação das maternidades da Capital e saber os problemas e dificuldades enfrentados pelos estabelecimentos diante do atendimento à população.
Durante o encontro, os responsáveis pelas unidades de saúde expuseram diversos problemas que têm interferido na oferta do serviço qualificado aos cidadãos e denunciou, além da superlotação, atrasos em pagamentos e questões internas. Na oportunidade, os representantes se comprometeram em passar informações detalhadas, por meio de ofício à Defensoria, no prazo de 2 dias, para que a instituição possa atuar administrativa e judicialmente para solucionar as demandas.
O representante do Núcleo, o defensor público Fabrício Leão Souto, apresentou o trabalho de inspeção realizado pela Defensoria junto às maternidades Santa Mônica, Hospital Universitário e do Açúcar e pediu que as instituições esclareçam as providências que necessitam a fim de evoluir nos mecanismos que possibilitem resolução rápida para o momento.
“Múltiplos fatores têm impossibilitado a oferta do serviço adequado nas maternidades de Maceió. Vamos escolher as prioridades em que podemos avançar e atuar nela, seja movendo ações judiciais ou administrativamente. De imediato, convocaremos todas as unidades de saúde materna situadas no município e as secretarias do Estado e Município para que prestem informações sobre o que está havendo e criar as condições para se chegar às soluções”, disse o defensor.
Desde a notícia de suspensão de funcionamento da maternidade do HU, o Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria vem acompanhando de perto e realizando inspeções nas unidades de saúde neonatal da Capital. No último sábado, o defensor público Fabrício Leão Souto, membro do Núcleo, inspecionou o HU e o Hospital do Açúcar e acompanhou a transferência de pacientes, e nesta segunda, vistoriou a Maternidade Escola Santa Mônica.