Defensoria se reúne com Sesau e SMS para tratar de pacientes de saúde mental e fluxo de oncologia

 

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE-AL) realizou, nessa segunda-feira, 30, uma reunião com membros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), para tratar do  fluxo de atendimento às demandas de oncologia - com o objetivo de evitar novas filas, e o credenciamento das clínicas de internação involuntária em Alagoas.

 

A reunião, que aconteceu no Núcleo de Proteção Coletiva da instituição, localizado na Gruta de Lourdes, em Maceió, foi liderada pelo Coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva, o Defensor Público Ricardo Melro, e pela Defensora Pública que representa a instituição no Grupo Interinstitucional de Trabalho Interdisciplinar em Saúde Mental (Gitis), Roberta Gisbert.

 

No mês passado, a Defensoria Pública trabalhou em conjunto com a SMS, a Sesau e hospitais conveniados para buscar uma solução que garantiu o tratamento de mais de 240 pacientes oncológicos que aguardavam na fila por atendimento especializado por mais de 60 dias.

 

Além disso, a pauta sobre saúde mental tem sido acompanhada de perto pelos defensores públicos, através da tutela coletiva em saúde e do Gitis. Na última semana, a instituição solicitou que as clínicas de saúde mental interrompessem o recebimento de novos pacientes até que fossem devidamente credenciadas pelo Estado e pelos municípios, além de realizarem todas as adaptações necessárias para garantir a oferta de tratamento adequado aos pacientes.