Defensoria visita sede da Equatorial após reunião que discutiu erros em contas, revisão das cobranças e cuidados antes do corte de energia


Durante reunião, instituição pediu esclarecimentos sobre problemas em equipamentos e erros no faturamento e ampla divulgação sobre canais direto do consumidor com a Equatorial para solicitarem revisão de valores, além de cuidados antes do corte de energia em casos de débitos com mais de 90 dias



Dando seguimento aos procedimentos que visam acompanhar possíveis inadequações e falhas no fornecimento de energia elétrica pela Equatorial, o coordenador do Núcleo de Direitos Coletivos, o defensor público Fabrício Leão Souto, visitou nessa quarta-feira, 5, a sede da empresa, onde foi recebido pelo presidente e membros da direção.



A visita institucional foi extensão da reunião ocorrida na última terça-feira, 4, na sede da Defensoria, que contou com a participação dos defensores públicos Fabrício Leão Souto e Norma Negrão, do diretor de Operações da Equatorial e técnicos da empresa, para tratar sobre diversos assuntos objeto de procedimentos abertos, a necessidade de troca de equipamentos defeituosos, sem ônus ao consumidor, a revisão de faturas em casos de discordância pelo consumidor e crescente queixa sobre corte de energia, sem aviso, bem como sobre os procedimentos adotados concretamente pela empresa em casos de débitos antigos (mais de 90 dias).



Na ocasião, a Equatorial colocou à disposição do consumidor canais diretos via telefone pelo 0800 082 0196 e atendimento presencial individualizado em seus postos de atendimento nos 102 municípios alagoanos, cujos endereços podem ser localizados no site da empresa (http://www.equatorialalagoas.com.br/index.php/agencias-de-atendimento/).



Sobre o corte de energia por débitos antigos, o defensor público recomendou o desenvolvimento de campanha educativa, visando municiar o consumidor com informações acessíveis e claras sobre os seus direitos, esclarecendo sobre prazos, avisos, cuidados orientações no conteúdo da fatura, até para que também fiscalizem as condutas das equipes da própria Equatorial quando estiverem em campo, antes de realizarem o corte da energia, que é um serviço essencial.



A Defensoria enviará ofícios à Equatorial sobre os assuntos tratados na reunião e na visita.