Defensoria é a instituição mais importante do país e, no quesito confiança, fica atrás apenas das Forças Armadas, aponta população em pesquisa do CNMP

Na visão da população brasileira, a Defensoria Pública é a instituição pública mais importante, apontou pesquisa realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Segundo a pesquisa, divulgada ontem, 92,4% dos brasileiros consideram a Defensoria como importante ou muito importante, o que aponta uma satisfação maior com a instituição, anteriormente avaliada positivamente por 85% dos entrevistados.

 

 

A pesquisa aponta, ainda, o alto grau de confiança da população em relação à Defensoria Pública, que é a segunda instituição mais confiável, ficando atrás apenas das forças armadas. Nesse quesito, o relatório demonstra um aumento significativo no índice confiança da população, que passou de 54% em 2014, para 74,1%, em 2017.

 

 

Quando se trata da avaliação do trabalho da instituição para o funcionamento da Justiça do Brasil, aproximadamente 54% dos entrevistados consideram a Defensoria como ótima e boa.

 

 

Além disso, a Defensoria Pública tem alcançado mais camadas da sociedade e se tornou mais conhecida nos últimos anos, passando de 7º para 5º lugar no nível de conhecimento, atrás apenas da polícia, prefeitura, partidos políticos e forças armadas.

 

 

Ainda segundo a pesquisa, a Defensoria Pública é vista como a mais relevante quando se trata da proteção à crianças e jovens e a terceira mais importante na proteção ao meio ambiente e no combate ao crime.

 

 

Pesquisa

 

A pesquisa e avaliação das instituições foi realizada pelo CNMP com o objetivo de mensurar  a satisfação da sociedade com a atuação do CNMP e do Ministério Público, além de identificar a percepção dos brasileiros sobre a imagem das instituições em relação ao conhecimento, confiança, importância e avaliação.

 

 

De acordo com o CNMP, 5.035 brasileiros, com mais de 16 anos, foram ouvidos em 170 municípios, incluindo todas as capitais do país, entre os dias 9 de março e 29 de maio de 2017. O trabalho foi realizado pela empresa GMR Inteligência e Pesquisa, com acompanhamento da Assessoria de Comunicação Social e da Secretaria de Gestão Estratégica do CNMP.

 

 

A pesquisa avaliou o conhecimento sobre as instituições e a opinião a respeito da importância, confiança e avaliação de satisfação com relação a Defensoria Pública, Ministério Público, Forças Armadas,  Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Poder Judiciário (Tribunal de Justiça, STF, etc.), Polícia, Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Prefeitura, Assembleia Legislativa (ALE), Congresso Nacional Partidos Políticos  e Ordem dos Advogados do Brasil.

 

 

 

Leia a pesquisa Completa:

http://www.cnmp.mp.br/portal/images/Apresenta%C3%A7%C3%A3o_da_pesquisa_CNMP_V7.pdf

 

Com informações do CNMP