Expresso Nana: Defensoria e entidades públicas realizam mutirão de reavaliação de crianças notificadas com zika congênita neste sábado

 
Evento pretende atender 50 crianças e suas famílias
 
 
 
O Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública participará, neste sábado, 26, do mutirão de reavaliação clínica/laboratorial dos casos notificados e descartados de Síndrome Congênita do Zika em Maceió, que acontecerá das 8h às 17h, no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA).
 
 
Durante o evento, intitulado “Expresso Nana”, um defensor público conversará com mães e familiares com a finalidade de colher informações, prestar orientação e avaliar possíveis demandas nas quais a Defensoria pode atuar.
 
 
A ação é uma realização do Grupo de Trabalho Nana (GTNANA), formado por representantes da Defensoria Pública, Legislativo Municipal de Maceió e Estadual, Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), da Saúde, e a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). O nome do grupo faz alusão à boneca Nana, que foi desenvolvida no Brasil para ajudar no estímulo táctil e visual de crianças acometidas pela zika congênita.
 
 
Além de atendimento da Defensoria Pública, o evento ofertará exames de avaliação auditiva, avaliação visual e avaliação do desenvolvimento psicomotor, além de exames adicionais para apontar a causa de uma possível alteração no desenvolvimento da criança, a depender de cada caso. As mães receberão atendimento ginecológico (com coleta de citologia), teste rápido para HIV e avaliação clínica para prevenção de câncer de mama.
 
 
Os relatórios com a conclusão dos casos serão emitidos por profissionais do Serviço de Assistência Especializada do Hospital Helvio Auto. Eles também serão responsáveis pelos encaminhamentos para reabilitação e para avaliação de outros especialistas caso seja necessário.
 
 
Representantes do INSS, assistentes sociais da Secretaria de Estado e Municipal de Assistência Social, profissionais do Programa Bolsa Família também estarão presentes para viabilizar demandas em suas áreas. Técnicos da Educação farão levantamento da necessidade de creches para essas crianças, além de promover oficinas com as mães para que elas possam aprender a estimular suas crianças em casa.