Expresso da Cidadania comemora 2 anos durante ações em Boca da Mata e Campo Alegre

Na estrada desde agosto de 2014, defensoria itinerante atendeu a aproximadamente 2000 pessoas e peticionou mais de 750 ações nos 40 municípios por onde passou

'Hoje estamos dando o pontapé inicial para a resolução de um problema de mais de 12 anos. Não conhecia a Defensoria Pública, foi muito bom saber que podemos contar com informação e atendimento de graça”, comentou a assistida Ana Mendes, enquanto aguardava atendimento no Expresso da Cidadania para dar entrada em uma ação de usucapião.

 

Assim como Ana, muitos buscaram o ônibus da Defensoria Pública na sexta-feira (12), último dia da etapa do programa no mês, várias histórias e um só desejo: reorganizar a vida através da resolução de problemas jurídicos. “Estou separado há quase dois anos, mas não sabia como proceder e divórcio não é barato, quando soube que a Defensoria Pública fazia a ação falei com a minha ex e resolvemos vir juntos, é uma ótima oportunidade de colocar a vida em dias”, comentou o assistido Ivanildo Cosme da Silva.

 

A Defensoria Itinerante passou por três localidades em cinco dias: municípios de Boca da Mata e Campo Alegre e o Povoado de Luziápolis, que juntos somaram 170 atendimentos que geraram dezenas de petições iniciais de divórcio, investigação de paternidade, pedidos de medicamentos, pensão alimentícia, usucapião e muitos outros.

 

Em visita a ação de hoje, o Subdefensor Geral do Estado, Carlos Eduardo de Paula Monteiro, destacou a importância do Expresso da Cidadania para a população dos municípios do interior alagoano. “Temos uma ação exitosa, desenvolvida ainda durante a gestão anterior e bem coordenada pelo Defensor Marcos Freire, que só merece aplausos, pois o Expresse cumpre a função prestar assistência jurídica as pessoas que residem em comarcas que não possuem defensor”, disse.

 

O Município de Campo Alegre foi a 40ª município visitado pela Defensoria Pública Itinerante. Em dois anos, o Programa Expresso da Cidadania passou por todas as regiões de Alagoas e atendeu a aproximadamente 2000 pessoas, com mais de 750 ações individuais peticionadas e coletivas, responsáveis pela melhoria de vida para milhares de pessoas.

 

Além dos mutirões de atendimentos, durante as etapas, os defensores buscam ainda vistorias locais públicos e conversar com os munícipes sobre os problemas locais para, quando, necessário intervir junto ao Município, ou na justiça os direitos dos cidadãos. Destas conversas informais surgiram ações coletivas na área de educação, saúde e moradia.

 

 

Para o Coordenador do Programa, Marcos Antônio Silva Freire, o Expresso veio aproximar a Defensoria da População. a carência de assistência jurídica para a população dos lugares mais distantes do interior é grande, e o Expresso é uma forma de minimizar esse déficit, mas o empenho empregado pela administração da Defensoria irá certamente conseguir visitar todo o Estado Alagoano levando Cidadania para aqueles que mais necessitam.