João Fiorillo de Souza é eleito o novo corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado

 

Após ser eleito para compor a lista tríplice pelo Conselho Superior da Defensoria Pública, o defensor público João Fiorillo foi escolhido pelo defensor público-geral do Estado e presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública, Ricardo Antunes Melro, como o novo corregedor-geral da instituição, para o biênio 2019/2021. 

 

A eleição aconteceu durante reunião extraordinária do Conselho Superior, realizada nesta sexta-feira, 31, na sede da Defensoria Pública, em Maceió. A posse do novo corregedor-geral acontecerá na próxima terça-feira, 04. 

 

João Fiorillo sucede o defensor público Daniel Coêlho Alcoforado, que ocupou o cargo entre os anos 2017 e 2019.  Já o cargo de subcorregedora-geral, antes ocupado pela defensora pública Daniely Melro, passará a ser ocupado pela defensora pública Hoana Maria Andrade Thomaz - que deixará o cargo de chefe de gabinete da instituição. 

 

João Fiorillo é mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), especialista em Ciências Penais (IELF) e defensor público desde o ano de 2003. Sua atuação já foi registrada nas comarcas de Paripueira e Barra de Santo Antônio, nas 8ª e 17ª varas Criminais de Maceió (Tribunal do Júri), e foi diretor da Escola Superior da Defensoria Pública. Além disso, o defensor também representou a Defensoria no Conselho Estadual de Segurança Pública (CONSEG), no Conselho Deliberativo do AL Previdência e na Comissão Nacional de Penas e Medidas Alternativas do Ministério da Justiça.

 

Atualmente, faz parte da seção criminal do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores da Defensoria Pública, em acumulação com a função de Coordenador de Estágio e Convênios e exerce o segundo mandato no Conselho Superior da Defensoria Pública.