Núcleo da Infância e Juventude visita Casa do Coraçãozinho

Representantes do Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Justiça e Ministério Público vistoriaram as instalações da Casa do Coraçãozinho, situada na Gruta de Lourdes, nesta quinta-feira, 16. A visita teve como objetivo verificar as instalações e funcionamento da unidade.

 

O momento foi conduzido pela defensora pública Manuela Carvalho de Menezes, a juíza da 28ª Vara da Infância e Juventude, Fátima Pirauá e os promotores públicos Ubirajara Ramos e Luiz Medeiros.

 

De acordo com a coordenadora do Núcleo da Infância de Juventude, Manuela Carvalho, a visita foi bastante proveitosa. “Há pouco mais de um ano, todas as crianças e adolescentes que necessitassem de cirurgias e diversos procedimentos cardíacos tinham que ser submetidos aos procedimentos fora do Estado, através do TFD (Tratamento Fora Domicílio), e após ações judiciais, ingressadas pela Defensoria. Hoje pudemos constatar que a rede existe e é voltada ao atendimento para as crianças que necessitem de tratamento, seja ambulatorial, seja cirúrgico em relação a sua cardiopatia congênita, um grande avanço para Alagoas”, destaca.

 

A Casa do Coraçãozinho é uma unidade de saúde voltada ao acompanhamento clínico de crianças com problemas cardíacos. Inaugurada no final do ano passado, pelo Governo do Estado, o local conta com atendimento exclusivo através do Sistema Único de Saúde, ofertando ecocardiogramas, intervenções de hemodinâmica, entre outros. Além disso, também possui consultórios médicos, salas para o treinamento de pediatras e cardiopediatras, quartos para as famílias que residem no interior e que precisam ficar por mais tempo ao lado do filho.